“Dia Municipal Sem Plástico Descartável”, de Luciano Mega, é aprovado

“Dia Municipal Sem Plástico Descartável”, de Luciano Mega, é aprovado

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

Foi aprovado na noite desta terça-feira, 30 de setembro, durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, o projeto de lei de autoria do vereador Luciano Mega (PDT), instituindo no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Ribeirão Preto, que será celebrado todo o dia 25 de cada mês.

O projeto procura conscientizar a comunidade ribeirão-pretana sobre a importância da preservação ambiental, já que é uma realidade desastrosa para o meio ambiente a imensa quantidade de plástico utilizado no cotidiano das pessoas, e que são descartados de forma irregular.

Por ter um longo período de degradação, variando de 100 a 450 anos, o plástico se torna o grande vilão. O destino final de grande parte dos itens que usamos ao fazer um lanche ou tomar uma bebida são os rios, lagos, mares e oceanos, comprometendo o equilíbrio ecológico de maneira extremamente grave.

“Como Ribeirão Preto não trabalha na situação ideal de coleta e reciclagem de resíduos principalmente do plástico, cria—se a necessidade de criar uma lei que incentiva o consumo consciente das pessoas e de estabelecimentos para a diminuição de resíduos gerados e estimular novos hábitos mais sustentáveis ” justificou o vereador Luciano Mega.

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito.